Submarino.com.br
Blogui do Serbão Rotating Header Image

Sobre a Cobertura das Chuvas

Não deu outra: a expressão mais usada de dez entre dez jornais, agências, etc, é esta:
A CHUVA DEU UMA TRÉGUA.

Apelei pro São Gúgol, consultando a frase inteira, entre aspas.
O resultado tá aqui.
São 81.100 resultados, com a frase exata, isso só na Internet. Imaginem nas rádios e nas tvs, a expressão reproduzida, ad infinitum.
Colegas jornalistas, uni-vos: Vocês conseguem escrever um texto sem usar o maldito clichê. Dá trabalho, mas nada tendes a perder, senão vossos grilhões(outro clichê).

Incluam, ou melhor, excluam também : o pesadelo da casa própria, o vilão da inflação, nossos hermanos(sobre argentinos em geral), e outros mais…

O Livro dos Aforismos – Janeiro 2011

eu sempre lamento o fim de uma dupla sertaneja. porque com a separação e as respectivas carreiras-solo, em vez de um disco ruim por ano, teremos dois.

o jornal de hoje é a notícia de ontem que vai embrulhar o peixe de amanhã.

jornalista quando vira notícia, um dos dois está doente…

Lenda Urbana: Um Dia Você Vai Acreditar Numa

Férias são ótimas – além de me dedicar horas ao dolce far niente, pregado com paixão pelo De Masi, é uma oportunidade legal para resolver pendências, como escrever um post e limpar a caixa de mails.

Entre as mais de 318 bobagens enviadas por spammers, assessores e afins, alguns amigos me repassam as inevitáveis lendas urbanas. Devo evitar tomar coca light com mentos, tomar um drinque com uma bela desconhecida ladra de rins num bar, ter cuidado ao sentar em agulhas infectadas com o HIV no cinema, etc…

Longe de reclamar de meus crédulos e bem intencionados amigos; lendas urbanas existem bem antes do advento da internet, e pegaram até mesmo intelectuais de grosso calibre.

O Cesar Lattes, brilhante cientista brazuca, encasquetou que o Einstein era um charlatão.

Sigmund Freud explicava, mas embarcou na onda furada de que Shakespeare plagiou toda sua obra de um obscuro nobre inglês. Uma lenda urbana que ganhou corpo e teoria com um certo Thomas Looney. Este publicou um livro sustentando que o bardo de Stratford-upon-Avon sugou tudo de um tal duque de Oxford – que já apodrecia no caixão, roído pelos vermes quando peças como Macbeth eram encenadas pela primeira vez…

Mas nada supera a credulidade de sir Arthur Conan Doyle. O brilhante escritor embarcou na história das fadinhas de Cottingley.
Nem mesmo as tosqueiras montagens pré-photoshop o impediram de pagar mico mundial. Ele morreu acreditando na história, que foi assumida como trote anos depois pelas primas levadas Elsie e Frances.

Se Sherlock Holmes existisse em carne e osso, ficaria espantado com a falta de senso crítico de seu criador. Aliás, o detetive de Baker Street
existiu de verdade mesmo, vocês sabiam? Recebi esta história por e-mail e repasso pra quem quiser saber os detalhes!!!!

Flamengo Vende Passe de Bruno Para Time Português

O goleiro Bruno, do Flamengo, deve jogar em Portugal. O rubronegro ofereceu os direitos federativos do atleta para o Sport Club Alentejano.
O esquadrão português vai pagar uma parcela única de 1 milhão de euros pelo arqueiro em definitivo.
-O Flamengo fez uma pechincha, aceitamos no ‘acto’ ,ó pá; oportunidade dessas, não podemos deixar passar – disse Joaquim Azeite D’Oliveira, manager do Alentejano – só aguardemos que o guarda-metas resolva umas pendências em Belo Horizonte, parece-me que com a justiça trabalhista, para ele assinar o ‘contracto’ e começar a treinar. Estamos muito felizes com o reforço.

O Alentejano quer apagar a má impressão que teve ao contratar outro craque brasileiro. Em 1994 os clubes co-irmãos Vasco e Portuguesa ofereceram Dener, uma jovem revelação. O Alentejano pagou o equivalente a 2 milhões de dólares,
-Até hoje o gajo não apareceu – reclamou Oliveira – vamos aguardar mais um pouco, depois acionamos a Fifa, se preciso.

Alguma Coisa Está Fora da Ordem

Fala sério: nem o maior dos otimistas lá pelos 60, 70, auge da Guerra Fria, arriscaria dizer:
- Um dia, o presidente dos EUA vai ser negro, com sobrenome árabe e vai convidar o presidente da Rússia prum hambúrguer com coca-cola.